top of page
  • 89c760a1-fa01-48d0-84b4-9a80c085404c

Descarte vs Destruição de Dados


Independentemente do setor ou do tamanho, as organizações hoje dependem de dados para impulsionar os negócios.


Seja coletando, usando, comprando, transferindo ou armazenando dados, há uma coisa que as empresas têm em comum: elas precisam descobrir o que fazer com esses dados, uma vez que eles não sejam mais necessários.


Se sua organização não tem uma política de descarte de equipamentos e dados ou não é versada em destruição e descarte de dados, ela pode ficar vulnerável a incidentes de segurança, multas e penalidades, perda de confiança do consumidor e danos para sua marca.


Entendemos o quanto os dados podem significar para o seu negócio, mas também estamos cientes dos danos que a destruição e o descarte não seguros podem causar.


Você sabe a diferença entre descarte e destruição de dados?


O descarte de dados inclui limpar dados de seu dispositivo com segurança, mas não se livrar deles totalmente . Quando você descarta dados (ou seja, colocando-os no lixo ou simplesmente excluindo arquivos do seu computador), os dados ainda podem ser acessados. Por outro lado, a destruição de dados inclui eliminar os dados de seus dispositivos de forma que não tenham mais a capacidade de serem acessados. Resumindo, a diferença é que simplesmente descartar os dados não é suficiente para garantir que eles sejam irrecuperáveis.


Existem vários métodos para descartar e destruir dados com segurança, é importante conversar com sua área de segurança da informação para que avaliem e definam os métodos mais adequados para a realidade e os negócios da sua organização.


Para garantir a destruição e o descarte de dados seguros, você também deve ter as políticas certas que criam uma cultura de conformidade. Afinal, seus funcionários podem ser bem versados ​​nas melhores práticas de descarte e destruição, mas se suas políticas não refletirem os requisitos de sua empresa para isso, não há como responsabilizá-los por não seguir as mesmas.


Se sua organização não está preparada para estabelecer e aplicar uma política de descarte de equipamentos e dados, você pode considerar a parceria com um terceiro para executar essas tarefas, ele devem fornecer um certificado de comprovação de que os dispositivos foram manuseados adequadamente e que os dados foram destruídos.


Em resumo, ter métodos definidos e uma política de descarte de dados que inclui as melhores práticas para descarte e destruição de dados seguros é um componente integral para estabelecer uma cultura de conformidade dentro de sua organização. Ao fazer isso, você está posicionando sua empresa como confiável.


Se você tiver dúvidas sobre como implementar essas práticas recomendadas ou precisar de orientação sobre como criar uma política de descarte de equipamentos e dados, nós podemos te ajudar.


Entre em contato: contato@2innovate.com.br

Comentarios


bottom of page