top of page
  • 89c760a1-fa01-48d0-84b4-9a80c085404c

LGPD: Impactos positivos no negócio


A LGPD foi implementada para que os cidadãos tenham maior controle sobre seus dados pessoais e garantias de que suas informações estão sendo protegidas com segurança.


A lei se aplica a todas as empresas e organizações, estabelecidas ou não no Brasil, que realiza qualquer operação de tratamento de dados pessoais que tenham sido coletados dentro do território brasileiro ou que tenha como objetivo oferecer bens ou serviços a pessoas localizadas no Brasil, independentemente destes dados pessoais terem sido coletados offline ou online, em meios físicos ou digitais.


Não há distinção entre dados pessoais sobre indivíduos em suas funções privadas, públicas ou de trabalho - a pessoa é a pessoa. Também em um ambiente B2B, tudo gira em torno de indivíduos interagindo e compartilhando informações uns com os outros.

Embora a LGPD seja vista como uma regulamentação que cria desafios e implicações para as empresas e organizações, ela também cria oportunidades.


A partir da implementação de um programa de governança de proteção e privacidade de dados, a empresa começa a ter uma melhor visão dos processos de negócios, ter uma maior compreensão dos dados coletados e entender como eles se movem em toda a organização. A empresa pode fazer uma revisão desses fluxos, implementar melhorias e, consequentemente, torná-los mais seguros e eficazes.


Um outro benefício é a melhoria no gerenciamento dos dados. Com a análise de quais dados são coletados, quanto deles é coletado e para que são usados, a empresa consegue chegar a uma estrutura e definir o que pode continuar coletando, o que pode ser descartado e sobre o que interromper a coleta. Isso viabiliza redução de riscos e custos.


À medida que os cidadãos se tornam mais conscientes das preocupações com a privacidade e a proteção dos seus dados, eles procuram empresas que levam este tema a sério. Estar em conformidade com a LGPD não é apenas uma questão de evitar penalidades, mas também de aumento da confiança, credibilidade e reputação da sua marca.


Se você ainda não deu o primeiro passo em direção à conformidade, então é importante agir! Sua empresa deve tomar algumas medidas como: iniciar um projeto de conformidade, nomear ou contratar um encarregado de proteção de dados, mapear os dados pessoais, implementar medidas de segurança, revisar contratos, estabelecer procedimentos para atender os direitos dos titulares, dentre outras.


Caso sua empresa não tenha os recursos necessários para iniciar um programa de conformidade, nós podemos te ajudar!


E-mail: contato@2innovate.com.br


Commentaires


bottom of page