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  • Foto do escritorAdriana Giuntini

A LGPD e as empresas

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) define regras sobre o tratamento das informações pessoais dos cidadãos e tem um grande impacto nas empresas, na medida em que exige uma reavaliação da forma de coletar, utilizar, armazenar e tratar os dados.


A maneira como as empresas têm lidado com a privacidade e a proteção de dados tornou-se um valor competitivo, que tem influenciado cada vez mais as escolhas de consumidores, investidores e parceiros comerciais.


Assim, estar em conformidade com as regras de privacidade e segurança de dados virou um fator decisivo no mercado concorrencial.

Para se adequarem à LGPD, as empresas devem concentrar ações nas áreas jurídica e de tecnologia, além de efetivarem uma comunicação interna e externa de qualidade.


Internamente deve ser revisada a cultura organizacional da empresa, promover o treinamento dos colaboradores sobre o papel da governança dos dados, revisar os contratos e buscar a segurança da informação com o auxílio da tecnologia.

Sob o ponto de vista dos clientes é fundamental que seja informado de forma transparente como suas informações estão sendo tratadas pela empresa.


Apesar de necessária, promover uma reorganização para o tratamento das informações pessoais – de colaboradores e clientes – em conformidade com a LGPD não é uma tarefa simples. Para isso, é importante mapear e identificar os gaps e o fluxo de dados dentro da empresa.


Havendo falta de gerenciamento e da proteção dos dados pessoais as empresas podem ser acionadas judicialmente, além de sofrerem multas e penalidades significativas.


Um estudo de 2020 realizado pela Cisco (https://www.cisco.com/c/dam/global/pt_br/solutions/pdfs/2020-data-privacy-report-ptbr.pdf), em 13 países, incluindo o Brasil, revelou que a cada U$ 1,00 investido, o ROI da proteção de dados em média seria de U$ 2,7, ou seja, um retorno de 270%.


Esse retorno não necessariamente se materializa em dinheiro no caixa. Ele pode ser percebido, por exemplo, em maior agilidade, credibilidade dos consumidores, redução de custos operacionais e mitigação dos incidentes de vazamento, entre outros fatores.



A 2innovate oferece consultoria especializada para realizar um diagnóstico na sua empresa frente à Lei Geral de Proteção de Dados e implementar um programa de privacidade visando a sua conformidade.


Para sanar dúvidas e esclarecer sobre o tema, realizamos palestra gratuita, que pode ser agendada pelo e-mail: contato@2innovate.com.br

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